Salto do Yucumã (RS) tem quase dois quilômetros de cachoeira

No dia 21 de dezembro de 2012, no Jornal Hoje, mostrou mais uma vez o quanto é imperdivel conhecer uma das maravilhas do Rio Grande do Sul, o Salto Yucumã.

Veja a reportagem no site do jornal hoje: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/fronteira-do-rs-com-a-argentina-tem-uma-das-maiores-quedas-de-agua-do-mundo/2306978/

Queda d’água é uma das maiores em extensão do mundo.
É possível percorrer toda a margem a pé ou de barco.

Uma das maiores quedas d’água em extensão do mundo, com quase dois quilômetros de cachoeira, fica na cidade de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina.

Um espetáculo que mistura aventura e natureza. O cartão-postal é mais visível em época de pouca chuva, entre primavera e verão.

A cidade de Derrubadas abriga a maior floresta gaúcha: o Parque Estadual do Turvo. Com 18 mil hectares de belezas naturais. O local fica a 485 quilômetros de Porto Alegre. O ingresso é cobrado por veículo.

Há uma estrada de terra de 14 quilômetros que corta a floresta e pode ser percorrida de carro. No caminho, muitas surpresas. Vivem no parque mais de 280 espécies de aves. Após o trajeto de carro, o caminho segue a pé.

Depois de cinco minutos de caminhada, é possível visualizar o paraíso da natureza. Para se aproximar, é preciso andar sobre as pedras do leito do rio Uruguai, que ficam expostas quando o nível da água está baixo.

O Salto do Yucumã está na fronteira entre o Brasil e a Argentina e o que divide os dois países é uma fenda com até 120 metros de profundidade. São quase dois quilômetros de extensão só de quedas d’água.

O rio Uruguai, que nasce no oeste catarinense, encontra no trecho do parque uma espécie de Canyon, estreito e longo. Por isso que as águas caem, formando uma grande cortina que quase se perde no horizonte.

O parque possui diversas trilhas. É possível percorrer toda margem do Salto do Yucumã a pé, mas a aventura pode ser feita de barco. O serviço é oferecido do lado argentino, na província de Misiones.

A comida é caseira e barata. Há dois balneários com lancheria, área de lazer, açudes para pescar e hospedagem. Os dois locais contam com camping e cabanas para toda a família. Quem quiser mais conforto, só na cidade vizinha, Tenente Portela, a 20 quilômetros de distância.